Welcome Guest [Log In] [Register]
Bem vindo ao Fora de Séries . Esperamos que você aproveite a sua visita.

Você está vendo nosso fórum como convidado.
Isto significa que você está limitado a alguns áreas.
Registrando-se à nossa comunidade, terá acesso livre e pode ainda personalizar o seu perfil, mandar mensagens pessoais e votar em pesquisas.
O registo é simples, rápido e totalmente gratuito.

Junte-se Fora de Séries

Se já for um membro, faça o login em sua conta para acessar todos os nossos recursos:

Username:   Password:
Add Reply
Estúdios pressionam e Legendas.tv sai do ar
Topic Started: Feb 4 2009, 03:48 PM (380 Views)
Camila
Member Avatar


Polêmica: estúdios pressionam e Legendas.tv sai do ar


A polêmica sobre o download de séries ganhou mais um capítulo nesta semana. Na segunda-feira (2/2), o popular site Legendas.tv foi retirado do ar após pressão da Associação Antipirataria de Cinema e Música (APCM).

No final de janeiro, a organização solicitou que a empresa que hospedava o Legendas.tv desativasse o acesso ao site. A APCM, que afirma representar diversos estúdios e gravadoras, alegou que o endereço oferecia material protegido por copyright (veja a mensagem na íntegra).

Quote:
 
Segundo Tata, uma das administradoras do Legendas.tv:

De início, não ligamos. A APCM não fez questão de, ao menos, listar que tipo de material protegido por direito autoral havia no site. Entretanto, assim que a empresa recebeu o e-mail da APCM, nos deu 24 horas para explicarmos o que estava acontecendo. Respondemos dizendo que apenas fazíamos legendas e que não considerávamos isto nenhuma infração. É natural que uma associação antipirataria acuse qualquer coisa de ser ‘pirataria’”.


No entanto, a empresa não ficou satisfeita com a resposta e tirou o Legendas.tv do ar.

Quote:
 
Embora a APCM tenha cometido a falha de nem ao menos dizer qual conteúdo do site era ilegal, eles acharam por bem evitar problemas e bloquearam o endereço.


Esta é não é a primeira vez que um site de legendas é retirado do ar por pressão dos estúdios. Em outubro de 2006 (leia aqui), endereços que ofereciam links ou downloads para seriados e suas respectivas legendas - como o LegendaZ e parte do fórum LostBrasil - foram alvo de uma operação da Polícia Federal e de uma ofensiva jurídica da Associação de Defesa da Propriedade Intelectual (Adepi). Em resposta ao fechamento destes sites surgiu o Legendas.tv.

Segundo o advogado Fernando Gouveia, especialista em mídias sociais e autor do blog Gravataí Merengue:

Quote:
 
Produzir legendas não é crime. Nem para séries, nem para filmes. Mesmo sendo o filme protegido por todas as leis do Universo e do Universo Paralelo.


Ele estende o assunto para o download de séries.

Quote:
 
Não é crime baixar série porque se trata de um programa de TV aberta, desde que o uso seja doméstico e não haja comercialização. Também não é errado quando se trata de legenda produzida de forma amadora. O que não pode é piratear, produzir cópia ilegal de um DVD feito no Brasil e difundi-lo gratuitamente na Internet.


Quote:
 
O advogado Bruno Carvalho, do blog LiGado em Série, concorda:

A própria Lei dos Direitos Autorais estabelece em seu artigo 46 que a reprodução para uso privado do copista não constitui ofensa aos direitos do autor.


Quote:
 
Pedro Araujo, do Blog NaTV, lembra:

Nenhum dos tradutores, nem ninguém do site, ganha dinheiro pra fazer este trabalho. Eles não vendem as legendas, nem cobram de ninguém para acessar o site.


Curiosamente, o download de seriados já foi defendido por um executivo de canal pago. Paulo Barata, diretor do Universal Channel, comentando o sucesso de Heroes.

Quote:
 
As pessoas que baixam as séries são formadoras de opinião, ajudam a série a ficar conhecida, despertam a curiosidade de quem tem TV paga. E é um processo irreversível, a TV tem que se acomodar a isso.


Quote:
 
Tata garente que o Legendas.tv não foi fechado:

Vamos apenas mudar de datacenter e voltaremos em breve. Não consideramos a possibilidade de tirar o site do ar. E não tememos pelo site por um motivo simples: o Legendas.tv é apenas um ponto de encontro de milhares de pessoas. Se ele, por algum motivo extraordinário, deixar de existir, as pessoas continuarão se encontrando e fazendo suas legendas em outro lugar.


Texto publicado originalmente no weblog Poltrona.TV.
Posted Image



Seria tão bom viver só de água e sol. Acho que vou virar uma planta e viver de fotossintese :P
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Camila
Member Avatar


Legenders versus APCM: segundo round
Posted Image

E a história se repete. Da mesma maneira que acontecera em 2006 com o site Legendaz, o Legendas.tv, seu substituto indireto, também está enfrentando dificuldades numa ação anti-pirataria da APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música). A diferença é que, pelo menos por enquanto, este último não ficará fora de atividade.

Nesta quarta-feira (4/2), mais um site de legenders saiu temporariamente do ar, o InSUBs.

Tata, uma das integrantes do grupo de legenders Equipe Psicopatas, e uma das responsáveis pela manutenção do Legendas.tv, vinha informando aos internautas, logo após o site ser derrubado, que uma nova versão em breve entraria no ar. Não tardou muito. O Legendas.tv: Lite, versão mais leve do site original (sem sistemas de buscas e apenas com legendas de destaque), já se encontra disponível para o armazenamento e entrega de downloads das legendas de diversos filmes e seriados. E em um trabalho que a equipe do site faz questão de lembrar: eles não fazem pirataria.

Perguntada sobre a média de downloads semanais do site, Tata preferiu não informar devido a visibilidade do site, mas respondeu sobre a possibilidade de existir alguma interferência dos sites de legendas no mercado de filmes e seriados:

Quote:
 
Pessoalmente, acredito que não. Sei que nossa intenção não é prejudicar ninguém, muito pelo contrário. Não é porque alguém faz download de legendas que deixará de assinar um canal pago. E hoje em dia só compra DVD e CD quem é MUITO fã, principalmente por causa do preço. A única certeza que tenho é: ninguém da Equipes Legendas.tv ganha um real com as legendas que são feitas. Não comercializamos DVDs. Apenas fazemos as legendas.


Em 2006, pressões por parte da ADEPI e operações da Polícia Federal fecharam o site Legendaz, acusado de comercializar produtos protegidos por leis de propriedade sem a devida autorização (pirataria). Perguntada se há alguma relação sobre a atual ação da APCM, Tata é enfática: “nenhuma semelhança” - pois todo o conteúdo do site seria feito e entregue de forma gratuita. E segundo o site, a investida da APCM teria sido totalmente repentina, iniciada no final de janeiro, onde representantes da organização forçaram o provedor do Legendas.tv a retirar o site do ar, pois este possuiria conteúdo ilegal em suas páginas.

Mesmo sem detalhes do que seria esse “conteúdo ilegal”, o provedor cedeu e o site ficou fora do ar. Mas já voltou depois de poucos dias.

E ninguém ganhou nada com isso. De positivo nessa última ação, fica o fato de que não fora usado dinheiro público dessa vez, em algo que ficou provado através dos anos, não dá certo. A tarefa da APCM é bem vinda: eliminar a pirataria. O foco está sendo errado: encerrar um site de legendas mostrou-se ineficaz nessa tarefa, pois após essa ação, centenas de usuários se reúnem em outros locais para, de maneira gratuita, continuar esse trabalho. Além do mais, apesar da linha tênue por onde andam os sites de legendas, juridicamente, não há nenhuma infração se o conteúdo é distribuído de maneira gratuita.

Piratas são os que lucram com propriedade intelectual de terceiros. E piratas (infratores da lei) encontram mercado no Brasil porque os impostos alteram tanto o preço final de um produto como CD ou DVD, que chega a ser um fator dificultante até para pessoas de bem, que queiram ter acesso à esse material original. Isso quando o material original está disponível, pois em casos de alguns seriados no Brasil, podemos passar meses ou até mesmo anos esperando que uma temporada seja exibida em nossos canais de TV à cabo, dos quais, pagamos e muito caro.

Questionada sobre a motivação de fazer por horas um trabalho não remunerado, Tata citou os motivos - que, segundo ela, podem ser mais questões pessoais do que factuais:

Quote:
 
Uma combinação de fatores: eu faço pelas pessoas da Equipe que acabaram virando amigos fora do mundo virtual. Até mesmo o lance do altruísmo, de ajudar as pessoas que não conseguem assistir sem legendas em português fica em 2º plano, porque a minha satisfação pessoal é ter esse tempo com meus amigos. A gente se diverte um bocado fazendo as legendas mesmo sendo MUITO estressante pela cobrança em cada vez postar com mais rapidez. A maioria das pessoas que faz uso das nossas legendas não conseguiria acompanhar a série sem legendas em pt-br. Através do nosso trabalho a gente proporciona que um grande número de pessoas possa assistir a série ao mesmo tempo que é exibida nos States.

Ninguém sensato é contra o fim da pirataria. Mas a sensatez também revela que eliminar um site de legendas não é uma ação antipirataria. Isso muda o foco da discussão. Coloca a culpa nos verdadeiros fãs, que passam horas realizando gratuitamente longas legendas, e deixa para segundo plano uma ofensiva contra os verdadeiros piratas, o questionamento de altos impostos ou o descompromisso dos canais para com os consumidores.

Posted Image



Seria tão bom viver só de água e sol. Acho que vou virar uma planta e viver de fotossintese :P
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
1 user reading this topic (1 Guest and 0 Anonymous)
« Previous Topic · * CANAIS E OUTRAS INFORMAÇÕES · Next Topic »
Add Reply

Parceiros:

One True Forum Brasil Archie Angels American Idol Brasil